Pós-venda: Ouça o seu cliente
1 de julho de 2015.
A gente já falou aqui sobre como é importante estimular a interatividade com o seu cliente através do email marketing. Seja através de enquetes ou de perguntas diretas, as pessoas gostam de se sentir parte atuante da comunidade de consumidores e amigos da sua empresa. Mas não restrinja o seu canal de comunicação com o consumidor para o momento em que quer vender o seu produto ou serviço. O diálogo no pós-venda também é importantíssimo!
Através do feedback do seu cliente você pode controlar todo o processo de venda da sua empresa e saber onde pode melhorar. A experiência de compra foi boa? A entrega funcionou conforme combinado? O produto agradou? O cliente precisa de mais informações após a compra ou contratação do seu serviço? Faça uma lista dos itens que precisa checar, prepare as perguntas certas e bingo, você tem todas as informações que precisa – e ainda ganha pontos com o seu consumidor, que vai adorar saber que você tem essa preocupação.
A melhor maneira de fazer essa aproximação com o cliente no pós-venda é através do email marketing. Organize uma campanha para ser disparada alguns dias após a entrega do seu produto e dê ao consumidor a chance de ser ouvido por você – o que, além de tudo, diminui as chances dele reclamar em outros canais caso alguma coisa tenha dado errado na compra.
Peça ao seu consumidor que avalie o site, a entrega, a embalagem, e tudo mais que considerar relevante. Hotéis, por exemplo, perguntam sobre todos os aspectos da hospedagem, desde o check-in até o check-out.
Aproveite também esse momento para fidelizar o cliente. Para estimulá-lo a responder a pesquisa e a voltar para a sua loja, ofereça vantagens como cupons de desconto ou frete grátis. Dessa maneira todo mundo ganha!
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