Reconquiste o cliente perdido
3 de julho de 2015.
Por mais que você capriche nas suas campanhas de emailmarketing, sempre existem aqueles clientes que simplesmente deixam de dar bola para as suas mensagens e deletam sua newsletter sem dó nem piedade, antes mesmo de abri-las. Com as ferramentas de relatório e monitoramento disponíveis, é possível identificar esses clientes – e tentar reconquistá-los!
Quando um contato deixa de abrir suas newsletters por mais de três meses, ou cinco disparos, você já pode considerá-lo inativo. Mas depois de tanto trabalho para conquistá-lo (ou seja, fazê-lo assinar a sua newsletter), você não vai deixá-lo ir assim, sem pelo menos tentar ganhar o seu engajamento novamente, correto?
Esse é o momento certo para mandar aquele tradicional e-mail de “sentimos sua falta”. É hora de mandar uma oferta sensacional (e personalizada, de acordo com os seus interesses), de oferecer um cupom de desconto ou um frete grátis. Assim você mostra que sua empresa também está engajada na tarefa de reconquistá-lo e ganha a sua simpatia. Com sorte (e a capacidade de mandar a oferta certa na hora exata) você também gera uma conversão.
O e-mail para reconquistar o cliente perdido é simpático, e pode garantir que aquele consumidor que havia esquecido da sua empresa volte a se engajar com o seu conteúdo, abrindo as mensagens, compartilhando as ofertas com os amigos e, finalmente, fazendo a compra tão desejada.
Mas, se mesmo assim, o cliente não abrir a sua mensagem, talvez seja hora de deixá-lo ir. O disparo de mensagens para consumidores inativos pode reduzir a reputação do seu remetente e do servidor, o que vai prejudicar as suas campanhas no futuro.
Portanto, fique sempre de olho nos relatórios dos seus disparos. Envie aquela mensagem cheia de carinho na hora de reconquistar os clientes, mas se mesmo assim você não tiver o resultado esperado, deixe-os ir.
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