A psicologia da persuasão pode ajudar a aumentar suas vendas
Você já parou pra pensar porque o consumidor escolhe fazer suas compras em uma loja em detrimento de outra? Já avaliou os sentimentos envolvidos no ato de escolher um fornecedor de serviços? Pois saiba que esse assunto é pesquisado incessantemente desde o início dos anos 1980, quando Dr. Robert Cialdini lançou o livro “As Ferramentas da Persuasão”, um dos mais conhecidos (e mais seguidos) na área do marketing.
Entender os gatilhos emocionais que fazem uma pessoa efetuar uma compra é um dos passos mais importantes para aumentar as conversões nas suas campanhas de marketing. Dr. Cialdini listou em seu livro, e em inúmeras palestras, os seis princípios que fazem com que as pessoas escolham comprar com você, e não com seu concorrente.
Confira quais são esses princípios, e adote em suas próximas campanhas:
1) Reciprocidade
O ser humano tem a tendência a querer retribuir quando recebe algo. Portanto, ofereça sempre vantagens e pequenos agrados, como um e-book gratuito, um desconto ou frete grátis.
2) Comprometimento e consistência
Os usuários costumam manter os seus compromissos, então quando você torna o uso de seus serviços um hábito, eles tendem a continuar. Por isso, serviços como Netflix e Spotify oferecem meses gratuitos para os usuários, que terão dificuldade em deixar de usá-los depois que se habituarem.
3) Provas sociais
As pessoas têm a tendência a acreditar mais em serviços e produtos que outras pessoas usaram antes. Por isso, restaurantes cheios têm mais movimento do que aqueles que estão vazios. Incentive seus clientes a compartilhar fotos e depoimentos sobre seus produtos nas redes sociais.
4) Apreciação e respeito
Mais do que os preços baixos ou qualidade, gostar da empresa é fundamental para fechar uma compra.
5) Medo
O sentido de urgência também faz muitas pessoas fecharem uma compra. O medo de ficar sem é um bom gatilho para incentivar os consumidores, por isso muitas empresas têm optado por mostrar quantas unidades de cada produto ainda estão disponíveis.
6) Autoridade
Coloque-se no mercado como a grande autoridade no produto ou serviço que fornece, e os consumidores prestarão mais atenção em você.
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[…] e outras perguntas. Mas a mais provável se resume a uma palavra: persuasão. Como o psicólogo Robert Cialdini colocou em seu livro “As Armas da Persuasão – como influenciar e não se deixar […]
[…] comportamento humano é complexo e fascinante. E mesmo que a gente não atue na área da Psicologia, todo profissional de marketing deve dedicar um tempo da sua formação para entender o […]