Formulário de cadastro: sua porta de entrada
Os resultados de sua campanha de email marketing estão diretamente ligados ao cadastro de usuários, sejam eles online (website ou sistema web) ou offline (fomulários impressos de promoções, inscrições em eventos, panfletos promocionais, etc). A eficiência de seu cadastro irá determinar a qualidade de sua lista de emails, bem como a quantidade de inscritos.
Vamos ver alguns tópicos que devem ser levados em consideração no planejamento de seu formulário de cadastro.
Tamanho
Seja objetivo, solicitando informações essenciais de seu usuário. Não deixe seu formulário muito extenso, isso poderá desestimular o preenchimento. Preocupe-se em colocar todos os campos necessários e alguns campos opcionais. Você deve ter em mente que sua lista deverá conter dados que irão permitir a personalização (nome) e segmentação (cidade, estado, sexo, assunto).
Validação
Assegure que as informações de seu cadastro não sejam enviadas incompletas. A validação irá avisar o usuário de campos obrigatórios deixados em branco ou preenchidos incorretamente. Utilize um script para validar o campo de email, reconhecendo seu formato – [email protected]
Dupla inserção de email
É aconselhável colocar dois campos para email para evitar erros de digitação. Seu formulário deve conter uma programação para reconhecer os campos como idênticos e só assim proceder com o cadastro.
Confirmação de Cadastro
Apesar da grande maioria das empresas não utilizar este recurso, ele é obviamente fundamental. A confirmação de cadastro consiste no envio de um email para o endereço inserido no formulário que irá validar a inscrição do usuário.
A confirmação de cadastro se trata de uma mensagem enviada ao usuário logo após o preenchimento do formulário de cadastro. Serve para evitar que ocorra um cadastro com um endereço de email de um terceiro e também irá assegurar que o email preenchido está correto. Na finalização do cadastro, informe seu usuário que ele receberá este email de confirmação, caso não receba, ele dever retornar ao formulário e preenche-lo novamente.
Atualização de Dados
O ideal que um formulário de cadastro é ter as informações armazenadas em um banco de dados para futura atualização. Você pode ter a opção de atualização de dados em seu website ou mesmo em sua newsletter (assim como esta possui)
Visibilidade
Se para o seu negócio o email marketing é uma ação essencial, procure deixar seu cadastro bem visível, atrativo e de fácil acessibilidade. Coloque links para seu cadastro nas demais seções de seu site e capriche no design.
Freqüência
É interessante que, no caso de informativos e newsletters, seu usuário seja informado da freqüência de recebimento, se seus envios serão diários, semanais ou mensais
Política de Privacidade
No Brasil e no mundo a preocupação com o controle de SPAM e política de privacidade é constante e crescente. Se sua empresa está solicitando informações de usuários (não só através de cadastro de email), é imprescindível que seja esclarecido para qual fim se destina a coleta desses dados e como eles serão utilizados. Portanto, convém adicionar um breve texto ou um link ao seu cadastro informando a respeito de sua política de privacidade.
Design
O fato de você ter um formulário onde a maior parte da interface é composta de campos e texto não significa que você não deve investir no visual. Faça de seu formulário uma peça atrativa, seja no seu website ou mídia impressa.
O formulário de cadastro deve ser bem planejado e otimizado, ele será sua recepção, a porta de entrada para seu leitor, portanto, estenda o tapete vermelho!
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