Email Marketing: #fails comuns e que podem facilmente ser evitados
22 de agosto de 2011.
Postado em:
Email Marketing
A prática de enviar email marketing pode ser sempre saudável para o seu negócio. Contudo, dicas são úteis para diminuir a possibilidade de se cometer #fails, ou seja, erros no envio da ferramenta.
Um destes erros, que já comentamos algumas vezes por aqui, é sobre a frequencia de envio. Ninguém quer a caixa de entrada lotada de mensagens que não interessam naquele momento.
Há algumas semanas o site Cracked publicou um material com alguns dos principais erros que websites insistem em fazer como esconder informações importantes, urls longas demais, dificuldade para sair da página, etc.
Poluição visual
Já imaginou ler um livro e em cada página ter uma fonte diferente? Ok, convenhamos que há uma grande diferença entre uma obra literária e um email marketing, mas a regra para poluição visual é quase a mesma. Devemos, sim, usar diferentes fontes em nossas mensagens, afinal sempre há informações que queremos destacar. Contudo, vale o bom senso: uma salada de frutas de fontes deixa a mensagem confusa, obscura e ineficiente.
Descadastro complicado
Nossos envios de email marketing sempre vão com a opção de descadastro logo abaixo da mensagem, para facilitar caso alguém não os queira receber. Há quem oculte esta opção ou, ainda, dificulte o receptor de se descadastrar. Ok, não queremos perder mailing, mas queremos menos ainda ser inconvenientes e deixar pessoas incomodadas com nossas mensagens. Deixar o link para descadastro visível e simples é o básico.
Assunto vago
A objetividade e clareza são sinônimos de eficiência em email marketing. Há quem ainda não especifique claramente o assunto das mensagens, deixando vago.
Exemplos #FAILS usados frequentemente são os genéricos “newsletter”, “Informativo”, “Promoção”, etc. Criatividade também é importante! 😉
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