Filtros anti-spam: entenda como eles funcionam no envio de email marketing
Você planeja cuidadosamente sua campanha de email marketing, compõe sua lista obtendo permissão de seus assinantes e monta sua mensagem com conteúdo relevante e de acordo com sua segmentação. Porém, os resultados de seu envio não atendem às suas expectativas. O que você fez errado? Talvez a resposta esteja aqui neste artigo. Você pode ter sido vítima de um filtro anti-spam.
É bastante comum, em uma campanha de email marketing, parte do envio ser “aprisionada” por filtros de spam. Acontece, em média, de 5% a 15% dos emails de um envio serem bloqueados. Você pode diminuir os riscos de ter suas mensagens detidas por filtros se souber um pouco do método utilizado por eles.
Filtros de spam analisam sua mensagem por completo, desde os detalhes do servidor que a remeteu, email do remetente, assunto e conteúdo. Existem inúmeros filtros no mercado e cada um com suas regras. Além disso, os provedores de Internet e mesmo os usuários irão definir quais regras vão utilizar. Mesmo assim, é possível juntar regras comuns a todos eles, que irá ajudá-lo a evitar certos “erros” na hora de formatar sua mensagem.
Para evitar ser julgado e condenado como um spammer (pessoas que enviam SPAM), você deve evitar ser confundido com um. Então, aqui vão algumas dicas que vão ajudá-lo a compreender os critérios dos Filtros Anti-spam:
* Evite utilizar textos com fonte exageradamente grande ou pequena, principalmente no assunto de sua mensagem. Essa é uma característica de spam.
* Não use caracteres especiais ou acentuação em demasia, como (!,?, *, #, etc). Ex: Promoção do Mês!!! Imperdível!!
* Não use espaçamento no seu texto. Ex: N E W S L E T T E R 07
* Evite palavras utilizadas por spammers como: Viagra, porn, sex, TOTALMENTE GRÁTIS, Compre já!, Imperdível!
* Não use palavras totalmente em MAIÚSCULO.
* Não envie uma imagem somente. Coloque texto junto à ela, pois os filtros não conseguem identificar o conteúdo das imagens e poderão assumir que sua mensagem se trata de um spammer tentando enganá-los.
* Não use ferramentas que gerem HTML muito poluído, como o Word. Se seu código contiver muitos tags inúteis, sua mensagem poderá ser considerada um spam.
* Não use textos coloridos demais, isso é coisa de spammer!
* Se você está enviando um email no formato HTML, não use textos com pouco contraste e de difícil leitura. Procure utilizar uma cor de fundo que dê contraste à seu texto.
* A mais importante dica de todas: jamais compre listas de emails de terceiros.
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