Email marketing segmentado: academias de ginástica
Pra fazer a diferença na caixa de e-mails do usuário, não precisa suar. Basta seguir aquelas boas práticas de email marketing válidas para todos os segmentos – envios em “timing” adequado, apenas a quem autoriza o envio, misturar conteúdo às promoções, chamar cada assinante pelo primeiro nome – e investir em alguma das dicas que sugerimos a seguir:
Diferencie seus públicos
Matriculados e não matriculados não devem receber o mesmo conteúdo. Até mesmo porque o propósito da abordagem que sua academia terá com esses dois grupos será diferente.
Aos matriculados você dará prioridade a informações sobre saúde, alimentação, horários e roupas adequados para se exercitar, notícias sobre as atividades da academia. Àqueles que ainda não estão inscritos mas que se interessam pela sua marca – ou que deixaram de frequentar a academia por alguma razão – receberão notas promocionais, cupons de desconto, vale-aulas grátis e, claro, informação relevante para mostrar que a sua newsletter não pensa apenas em vender.
Dicas de moda
Quem frequenta a academia é porque está preocupado com a saúde e também com o visual. Principalmente as mulheres! Montar um editorial de moda fitness no início de cada estação cairá bem às alunas.
E por que não mostrar aquele modelito super fashion que uma delas usou outro dia? Peça licença para fotografar e valorize as pratas da casa! Elas se sentirão orgulhosíssimas por aparecerem na newsletter da academia.
Saúde e alimentação
Exercícios caminham lado a lado com hábitos alimentares saudáveis. Ainda que você não ataque de nutricionista em sua newsletter – a menos que entrevista um profissional da área, o que é uma boa ideia! – apele para dicas simples e importantes como o consumo de água, a importância das fibras e os riscos do álcool e do tabaco. Mais do que um conteúdo de qualidade, você estará prestando um serviço público.
Quadro de aniversários
O grupo da academia não costuma ficar restrito às aulas e às horas de malhação. Quando a amizade cativa professores, alunos e funcionários, o convívio social ultrapassa a sede do estabelecimento e vira um happyhour, uma balada, um chá de panela.
Dê uma forcinha para que esse convívio cresça informando na newsletter quem são os aniversariantes do mês. É um motivo a mais para puxar conversa.
Havefun!
Apesar de muita disciplina, quem frenquenta a academia também procura um momento para cuidar de si, para relaxar das preocupações. Nada melhor do que um conteúdo engraçado na newsletter para provocar essa descontração.
Escolha um desses vídeos virais no YouTube, uma tirinha curiosa, uma piada inteligente, incorpore ou adicione na sua newsletter. Embora não tenha nada a ver com exercícios físicos, pode ter certeza de que seus assinantes vão adorar. Quem não gosta de dar uma boa risada?
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