Contagem regressiva no email marketing: como usar o senso de urgência a seu favor
Atualizado em 22/07/2019
Já foi mais do que provado que o senso de urgência é uma das grandes motivações para as compras. Ter a possibilidade de aproveitar uma promoção exclusiva, de possuir um produto feito para poucos, ou de levar a última unidade de um item para casa é um argumento simplesmente irresistível para muitos consumidores – e uma excelente maneira de dar um gás nas vendas.
Existem diversas maneiras de transmitir urgência para os consumidores: você pode deixar isso explícito para os consumidores na linha de assunto do seu email marketing ou até mesmo no conteúdo. Mas nada é mais efetivo do que uma contagem regressiva bem chamativa.
E a boa notícia é que existem ferramentas que disponibilizam contadores que podem ser incluídos em mensagens de email marketing. E o melhor: são gratuitas! Essa é, sem dúvida, a melhor maneira de deixar claro para o seu cliente que ele deve aproveitar uma oferta imediatamente.
Confira quais são essas ferramentas, e avalie a possibilidade de utilizá-las na sua estratégia de email marketing:
Send Tric (http://sendtric.com/)
A ferramenta gratuita permite que você crie contagens regressivas totalmente customizáveis para enviar ao seu mailing. Após configurar o fim da sua contagem regressiva (por data) e as cores do backgroud e da contagem, é só copiar o código e colar no seu editor de email. Mas não deixe de fazer um envio teste para verificar o funcionamento, nem todos os editores de email marketing suportam o formato!
Motion Mail (http://motionmailapp.com/)
O Motion Mail exige cadastro mas também oferece uma versão gratuita com um contador, que pode ser configurado facilmente. O serviço está disponível em 25 idiomas diferentes, e tem como tema “crie urgência, e não confusão”. Ou seja: as datas limites são bem claras, para que seu cliente tenha o senso exato de urgência para efetuar a compra.
O que é um cronômetro de contagem regressiva de email?
Um cronômetro de contagem regressiva de email é tecnicamente um GIF animado que conta até uma hora específica no futuro. O objetivo final da contagem regressiva é fazer com que leitores do email ajam na hora.
Essa tática é baseada na teoria FoMO (Fear of Missing Out). Seus leitores agem porque não querem perder grandes oportunidades. Esse método resulta em uma CTR (taxa de cliques) e taxa de conversão mais altas. Ajuda-o a alcançar o seu objetivo final: um ROI (Retorno sobre Investimento) mais elevado.
Com base em estudo de casos realizados pela Adestra, um cronômetro de contagem regressiva bem colocado pode aumentar as taxas de conversão em até 400%. O prazo pode marcar o fim das vendas, o dia do lançamento do produto ou o prazo para reservar seu local para um evento, por exemplo.
Ao criar seu GIF animado, certifique-se sempre de fazer um loop para garantir que sua imagem não pare, mas continue após 90 segundos. Além disso, o loop precisa começar sempre que os destinatários abram o email novamente.
Você pode encontrar ótimos timers no Giphy, para começar. Estes GIFs são muito básicos e não têm o valor de um temporizador de contagem regressiva em tempo real. O que você precisa para implementá-los é um suporte PHP. Os GIFs são gerados por scripts PHP e, por esse motivo, você precisará do suporte ao inserir o cronômetro de contagem regressiva em seu email.
O que você precisa para definir uma contagem regressiva em seu email?
Existem duas maneiras de fazer as coisas. Você pode gerar timers de email com outro software ou criar seu próprio relógio de contagem regressiva. Em ambos os casos, você precisa criar um snippet de código que será inserido no bloco HTML do seu email marketing aqui no Nitronews.
Como criar a contagem regressiva em ferramentas externas?
Existem vários geradores de script de contagem regressiva de terceiros, gratuitos, que você pode usar. Eles não exigem conhecimentos de codificação e são rápidos de usar. O Sendtric, que mencionamos anteriormente, é uma ótima ferramenta para ajudar você a criar um gif temporizador de contagem regressiva de email. Você não precisa se registrar e pode usar a conta gratuita.
Como adicionar uma contagem regressiva a um email usando o Sendtrick:
Etapa 1. Escolha uma ferramenta para criar o script para os cronômetros de contagem regressiva ao vivo no email, como o Sendtric
Etapa 2. Adicione seu endereço de email
Etapa 3. Escolha o fuso horário
Etapa 4. Escolha a data da oferta
Passo 5. Escolha o idioma padrão
Passo 6. Escolha o design, cor, cor de fundo ( de preferência a cor da marca)
Etapa 7. Criar trecho de código
Passo 8. Copie e cole o código que Sendtric gerou e incorpore-o no código HTML do seu email
Após definir o seu objetivo, o único limite é a sua imaginação. Você pode usar seus emails para promover o início ou o final de uma liquidação, um evento, algum novo produto ou as próximas férias. A única coisa a ter em mente é não usar demais essa ferramenta. Caso contrário, perderia seu poder.
Quais as vantagens de usar a contagem regressiva no email marketing?
Os benefícios de usar temporizadores de contagem regressiva em seu email são inestimáveis.
Temporizadores são ferramentas fantásticas para comunicar suas ofertas e incentivar seus clientes a agir rapidamente.
O uso desses timers no seu email marketing aumentará a taxa de conversão porque as pessoas não querem perder a oportunidade e sabem que têm um tempo limitado para agir.
Embora os clientes tendam a tomar decisões de compra irracionais, na maioria das vezes podemos acionar a parte racional de seu cérebro. Acionar o senso de urgência é a melhor maneira de acabar com a hesitação e fazer com que seus clientes encham o carrinho de compras!
Você já usa a contagem regressiva nos seus emails? Compartilhe seus resultados conosco nos comentários!
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