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Email marketing: o investimento com maior ROI

Se há um consenso entre os profissionais de marketing, esse é de que o email marketing traz um dos maiores retornos sobre investimento entre as ferramentas disponíveis, só rivalizando com os resultados orgânicos de busca. A boa notícia é que os maiores especialistas em marketing digital acreditam que essa tendência deve se manter nos próximos anos.

Em pesquisa realizada pela Litmus, 46,5% dos profissionais entrevistados acreditam que o ROI do email marketing será maior. Enquanto isso, 45% dos entrevistados confiam que o ROI estará entre os maiores entre as ferramentas disponíveis no mercado.

O retorno vai depender do esforço das empresas em email marketing

Mas isso também depende do esforço e investimento que as empresas vão colocar em suas soluções de email marketing. Kristin Naragon, diretora de soluções por email da Adobe, acredita que os resultados virão para aqueles que levarem o email marketing a sério e fez algumas previsões para o email marketing do futuro:

  • O fim dos provedores de email

Naragon observa que essa é uma tendência que já está em andamento. Os tradicionais provedores de email, da forma que os conhecemos, já estão acabando – ou melhor, se transformando. Através de fusões e aquisições, as ferramentas mais populares estão se tornando mais do que provedores de email, e agora são chamadas de serviços de nuvem. Ela aposta que em 2020 teremos poucos provedores de emails, e sim serviços que armazenam dados e documentos nas nuvens – e também recebem mensagens, obviamente. Ela recomenda que quem trabalha com email fique de olho nesse movimento, e comece desde já a se adaptar a essa nova realidade.

  • Um novo perfil para os profissionais de marketing

Kristin Naragon também aposta em um novo perfil para os profissionais responsáveis pelo email marketing das empresas. Se hoje em dia essa é considerada uma tarefa que pode ser executada por profissionais iniciantes, no futuro a pessoa que cuida do email marketing deverá ser altamente qualificada. O profissional de email marketing de 2020 terá que ter mais conhecimento técnico do que nunca: deverá ter conhecimento profundo das estratégias de marketing, muita experiência com análise de dados e proeficiência de ponta. Ou seja, é hora dos profissionais se aprofundarem, e hora das empresas reconhecerem e reterem os talentos oferecendo grandes benefícios, pois nem todos estarão preparados para a realidade do email marketing do futuro.

  • Os dados contextualizados serão mais importantes do que nunca – mais do que isso, serão indispensáveis

Se hoje em dia o consumidor pode estar fazendo qualquer coisa em qualquer lugar quando confere sua caixa de email, no futuro esse panorama será diferente. O profissional de marketing terá que interpretar dados de contextualização, como loalilzação, clima, eventos ou padrões de comportamento, com precisão. Naragon acredita que a habilidade de usar essas informações para criar campanhas altamente contextualizadas será muito valorizada em 2020. Já existem programas muito avançados para o uso dessas informações hoje em dia, mas em 2020 eles deverão se tornar padrão. Segundo ela, estamos prestes a viver a era de ouro do email marketing, com interações reais entre empresas e consumidores e, consequentemente, resultados muito mais interessantes.

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