Email marketing: o investimento com maior ROI
Se há um consenso entre os profissionais de marketing, esse é de que o email marketing traz um dos maiores retornos sobre investimento entre as ferramentas disponíveis, só rivalizando com os resultados orgânicos de busca. A boa notícia é que os maiores especialistas em marketing digital acreditam que essa tendência deve se manter nos próximos anos.
Em pesquisa realizada pela Litmus, 46,5% dos profissionais entrevistados acreditam que o ROI do email marketing será maior. Enquanto isso, 45% dos entrevistados confiam que o ROI estará entre os maiores entre as ferramentas disponíveis no mercado.
O retorno vai depender do esforço das empresas em email marketing
Mas isso também depende do esforço e investimento que as empresas vão colocar em suas soluções de email marketing. Kristin Naragon, diretora de soluções por email da Adobe, acredita que os resultados virão para aqueles que levarem o email marketing a sério e fez algumas previsões para o email marketing do futuro:
O fim dos provedores de email
Naragon observa que essa é uma tendência que já está em andamento. Os tradicionais provedores de email, da forma que os conhecemos, já estão acabando – ou melhor, se transformando. Através de fusões e aquisições, as ferramentas mais populares estão se tornando mais do que provedores de email, e agora são chamadas de serviços de nuvem. Ela aposta que em 2020 teremos poucos provedores de emails, e sim serviços que armazenam dados e documentos nas nuvens – e também recebem mensagens, obviamente. Ela recomenda que quem trabalha com email fique de olho nesse movimento, e comece desde já a se adaptar a essa nova realidade.
Um novo perfil para os profissionais de marketing
Kristin Naragon também aposta em um novo perfil para os profissionais responsáveis pelo email marketing das empresas. Se hoje em dia essa é considerada uma tarefa que pode ser executada por profissionais iniciantes, no futuro a pessoa que cuida do email marketing deverá ser altamente qualificada. O profissional de email marketing de 2020 terá que ter mais conhecimento técnico do que nunca: deverá ter conhecimento profundo das estratégias de marketing, muita experiência com análise de dados e proeficiência de ponta. Ou seja, é hora dos profissionais se aprofundarem, e hora das empresas reconhecerem e reterem os talentos oferecendo grandes benefícios, pois nem todos estarão preparados para a realidade do email marketing do futuro.
Os dados contextualizados serão mais importantes do que nunca – mais do que isso, serão indispensáveis
Se hoje em dia o consumidor pode estar fazendo qualquer coisa em qualquer lugar quando confere sua caixa de email, no futuro esse panorama será diferente. O profissional de marketing terá que interpretar dados de contextualização, como loalilzação, clima, eventos ou padrões de comportamento, com precisão. Naragon acredita que a habilidade de usar essas informações para criar campanhas altamente contextualizadas será muito valorizada em 2020. Já existem programas muito avançados para o uso dessas informações hoje em dia, mas em 2020 eles deverão se tornar padrão. Segundo ela, estamos prestes a viver a era de ouro do email marketing, com interações reais entre empresas e consumidores e, consequentemente, resultados muito mais interessantes.
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