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5 dicas de design para mandar bem em seu e-mail marketing

Com toda certeza alguma vez você já recebeu aquelas mensagens com cores e formatos estranhos em sua caixa de e-mail, onde muitas vezes mal dava para ver o que está escrito ou chega a pensar ser um Spam, coisas que podem espantar os clientes. Saber a forma correta de utilizar as cores, os textos, até mesmo o formato das mensagens faz toda diferença no jeito que o destinatário recebe a mensagem. Nós da Nitronews temos algumas dicas para ajudar você a não cometer esse mesmo erro! 

1 – Uma boa escolha das cores faz toda a diferença

As cores são o primeiro elemento que notamos ao abrir uma mensagem, cores mais fortes e impactantes chamam a atenção do leitor logo de cara. Não basta escolher as cores mais fortes e achar que a mensagem está chamativa, pois muitas vezes o chamativo pode ser bizarro, as cores devem possuir uma harmonia entre si, como apontam os estudos sobre teoria das cores. O uso correto das cores não deve ser feito apenas para causar impacto, mas também para ajudar a passar a mensagem, complementar o conteúdo a ser passado, como no exemplo:

Vê como o uso das cores e harmonia passam a impressão de um campo a céu aberto? Perfeito para um convite sobre piquenique em um parque.

2 – Mantenha contraste entre o texto e o fundo

Muitas vezes nos deparamos com designs de mensagens onde mal conseguimos enxergar o texto, pois está quase mesclado com o fundo. Isso se dá devido a falta de contraste, tons escuros se misturam com tons escuros, tons claros se misturam com tons claros. Um texto branco, por exemplo, seria impossível de enxergar caso fosse colocado em um balão de diálogo branco. O ideal é encontrar um tom para o texto, que seja antônimo ao tom do fundo, como se pode verificar a diferença no exemplo: 

Aposto que nem notou a escrita na nuvem, na imagem esquerda. Como pode perceber, um simples ajuste no tom do texto já transformou toda a mensagem, onde não há mais a mescla do cinza no texto com o fundo mais acinzentado!

3 – Escolha a fonte correta para o texto

Legibilidade não é apenas ter um texto em contraste e com uma cor forte! Da mesma forma que às vezes não entendemos a letra de uma pessoa mesmo ela escrevendo com uma caneta bem marcante, o leitor pode não entender o que está escrito devido a uma má escolha da fonte do texto. É interessante conciliar isto a uma dica dada no primeiro tópico: usar o design para ajudar a passar a mensagem, e não apenas o conteúdo. Como pode ver no exemplo: 

Pode-se ver que na imagem da esquerda que além de ser mais difícil de ler o que está escrito devido à fonte, o estilo de fonte escolhida não tem relação alguma com a proposta da mensagem. Já na imagem da direita, além de possuir um visual mais limpo e fácil de ler, o estilo de fonte escolhido sugere algo mais relacionado ao tema da mensagem, que seria sobre desenhos animados.

4 – Passe a mensagem sem deixar o leitor entediado

abe a razão pela qual os livros infantis possuem mais ilustrações do que texto? Para chamar atenção do público alvo, ou seja, as crianças, que por sua vez não tem tanta paciência para longos textos dos livros destinados a um público mais velho. O mesmo pode ocorrer de forma consciente ou inconsciente no leitor de e-mail Exemplos que podem ser dados através de imagens são mais atrativos ao leitor do que mais um texto a ser lido em meio a tantos outros textos. Se o assunto a ser abordado for informativo, usar imagens; gráficos; tabelas é mais interessante para o leitor do que as mesmas informações escritas em forma de texto. Existem várias formas de chamar a atenção do leitor e passar as informações de uma forma que não deixe a leitura massiva: Quebrar o texto em tópicos, para melhorar a organização e a leitura; usar fontes personalizadas e chamativas; usar imagens ou ícones divertidos que combinem com o assunto. 

Veja o exemplo:

A pesquisa é simples: O que é o Covid-19? Apenas de passar o olho, qual das duas mensagens você leria primeiro? A imagem à direita é mais interessante de ler, não apenas pelas cores que chamam a atenção do leitor só de bater o olho, mas também o formato em que a mensagem foi passada usando imagens; textos personalizados; tópicos dos sintomas.

5 – Assunto

Conhece aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois ela se aplica perfeitamente aqui! O primeiro contato que o cliente terá com sua mensagem será com o assunto colocado no e-mail. Se o assunto não chamar atenção do cliente, muito provavelmente ele não irá abrir a mensagem. Algumas dicas que podem ajudar a criar um bom assunto:

  • Não tenha medo de usar emojis, afinal, boa parte da nossa comunicação se dá por expressões faciais; gestos e gesticulações. Um emoji bem usado e que combine com o assunto da mensagem ajuda a chamar a atenção do leitor.
  • Saiba quais palavras usar. Uma mesma frase sendo dita de formas diferentes muda totalmente o impacto dela, mesmo que o significado seja o mesmo. Como pode ver no exemplo: 
Por mais que a intenção seja a mesma (desejar que o destinatário tenha um bom dia) com uma ligeira mudança no assunto, passa a parecer até mesmo uma ameaça!

Um bom design faz toda a diferença, algo visualmente mais bonito vai chamar a atenção do leitor, apenas passando o olho na mensagem, afinal, grande parte das pessoas não leem a mensagem de primeira, antes disso elas fazem uma espécie de Scan. Primeiro passam os olhos pela mensagem procurando pontos de interesse antes de realmente pararem para ler, e muitas vezes nem leem caso não achem interessante, isso é chamado de Scanning. Por isso é importante manter um bom design e saber trabalhar em um layout chamativo porém limpo, sem muita sujeira que possa fazer o leitor desistir apenas de olhar.

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