15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300
Programa de Afiliados

Programas de Afiliados: como funcionam e como ganhar dinheiro com ele?

Boa parte do faturamento de alguns blogs e sites de conteúdo vem de uma estratégia que promete ganhos reais para quem souber utilizá-la. Os Programas de Afiliados garantem uma remuneração atrativa tanto para empresas que querem aumentar a venda dos seus produtos quanto para produtores de conteúdo na internet.
Parece milagre, mas não é. Se você está interessado em ganhar dinheiro com o Programa de Afiliados, leia atentamente o artigo a seguir.

Programa de afiliados: o que é?

Em uma comparação simples, o afiliado pode ser considerado como um vendedor virtual de determinada marca. Para isso, basta usar o seu espaço online (seja um site, blog ou até mesmo redes sociais) para divulgar um produto do anunciante.
Quer um exemplo? Então vamos lá. Vamos supor que você tem um blog sobre maquiagem. Para começar a ganhar dinheiro com ele, você se torna um afiliado e passa a divulgar produtos variados que tenham relação com o seu nicho, como cursos de automaquiagem e e-books sobre autoestima ou qualquer outro tema relacionado com o universo da beleza. O afiliado tem liberdade para ter quantos anunciantes desejar, sem ficar restrito a uma marca só.
Nessa relação, todo mundo ganha. A empresa amplia seus canais de vendas e divulgação, conquistando novos públicos, e o produtor de conteúdo recebe uma comissão por essa interface.
Com dedicação e comprometimento no trabalho, o Programa de Afiliados pode se transformar em uma excelente fonte de renda para ambos os lados.

Como funciona?

Nem todo mundo se dá bem nesse negócio e o motivo geralmente tem a ver com a falta de informação e estratégia. Se você quer ganhar dinheiro com isso, precisa entender bem como tudo funciona.
Em primeiro lugar, abandone aquela ideia fantasiosa de ver o dinheiro caindo na conta sem fazer esforço algum. Isso simplesmente não existe. Os Programas de Afiliados geram lucro sim, mas é necessário técnica, trabalho e estratégia. Você não terá retorno se criar uma página qualquer e despejar anúncios desconexos nela.
O que produz resultado é a criação de conteúdo relevante e atrativo para o seu público-alvo. Essa é a hora de inserir estratégia de verdade, de usar marketing de conteúdo para entregar informação de qualidade para o seu leitor e, por meio da técnica Call to Action, levá-lo a conversão de vendas.
Se for um nicho bastante específico, melhor ainda. Não é regra, mas facilita muito estar em um mercado com uma concorrência acirrada e com muito anunciantes, sobretudo os que pagam bem. Só depois de qualificar o seu conteúdo, gerando valor para o seu leitor, é que você deve iniciar a inserção de anúncios.
Também é muito importante prestar atenção nos resultados da busca orgânica do Google. Essa geração de tráfego se fortalece com a utilização de técnicas de SEO para um ranqueamento que coloque a página em evidência.
Mas de nada adianta produzir um bom conteúdo e não saber relacioná-lo com a divulgação do produto. Portanto, a habilidade de fazer com que o anúncio seja parte da informação é muito valorizada. Assim, as chances do anúncio ser clicado e, consequentemente, resultar em uma conversão de venda é muito maior.

Melhores ferramentas

É essencial saber a diferença entra cada ferramenta para escolher qual tem mais a ver com o seu negócio ou com o seu público-alvo. Veja, abaixo, uma lista elaborada com os principais Programas de Afiliados do Brasil e, com base nela, faça a sua escolha.

1. Afiliados Nitronews Email Marketing

Nitronews

Nitronews é uma ferramenta de Email Marketing que possui uma versão gratuita que possibilita realizar até 10.000 envios mensais sem custo nenhum. O programa de afiliados de e-mail marketing é o que melhor paga e o único que paga para indicações de contas gratuitas. A comissão é a melhor do mercado: 31%. É possível faturar até R$ 500 por indicação. Para aderir ao programa, cadastre-se gratuitamente em https://afiliados.nitronews.com.br/

2. Google AdSense

Google Adsense

Considerado um dos maiores Programas de Afiliados do mundo e, certamente, o mais conhecido entre eles. Aqui o principal atrativo é que a ferramenta remunere por clique, e não por venda. Por cada clique, o afiliado recebe 60% do valor pago pelo anunciante ao Google Ads.
Essa alta porcentagem é o que atrai a maioria das pessoas, mas o que nem todo mundo lembra é que isso significa que os ganhos são calculados a partir da geração de tráfego para a sua página.
Na prática, é preciso garantir um bom número de cliques para conseguir ter uma remuneração satisfatória. Apesar disso, o Google AdSense é considerado por muitos a melhor opção para os iniciantes, justamente por não ter a obrigação de converter clique em venda.
Programa Google AdSense acesse https://www.google.com/intl/pt-BR_br/adsense/start

3. Hotmart

Hotmart

Embora o Google AdSense seja o mais conhecido, há quem diga que a melhor ferramenta existente atualmente no mercado é a Hotmart. Com participação do Buscapé, a plataforma tem crescido muito no país. É o ideal para aqueles que querem comercializar os chamados infoprodutos (e-books e cursos online).
Outra vantagem é a grande variedade de opções e de nichos disponíveis para escolha dos afiliados. A remuneração é feita por comissão, ou seja, o afiliado recebe percentual aplicado sobre a venda do produto.

4. Lomadee

Lomadee

Aqui a proposta é diferente. O Lomadee destina-se a quem quer atuar na venda de produtos físicos. A plataforma é considerada a melhor opção existente nesse formato. Você pode escolher se quer ganhar por clique ou por comissão de vendas. Nesse caso, cabe avaliar em que modalidade você tem possibilidade de ganhos maiores, lembrando que o volume de tráfego da sua página vai ser essencial nessa conta.
Outra vantagem é a imensa variedade de anunciantes. Tem para praticamente todas as categorias que você imaginar, desde moda e cosméticos a venda de produtos eletroeletrônicos. Além disso, as redes sociais entram como um importante aliado nas conversões. O Lomadee permite que os anúncios sejam veiculados nas redes sociais também, tornando esse um belo diferencial da plataforma.

5. Awin

Awin

A Awin faz parte de um Programa de Afiliados europeu que está ganhando bastante espaço no Brasil. Essa plataforma também trabalha com comercialização de produtos físicos, o que faz dela uma concorrente direta da Lomadee. Isso não significa, entretanto, que uma exclui a outra ou que deve-se optar apenas por uma delas.
Quem quer trabalhar com venda de produtos físicos pode, por exemplo, atuar com ambas as ferramentas. Elas, de certa forma, se complementam. A Awin oferece em seu catálogo a presença de grandes lojas que as outras não oferecem, como por exemplo, as redes conhecidas e recordistas de vendas: Dafiti e Netshoes. Outro diferencial é a possibilidade de ganho de bônus dado àqueles que têm os melhores desempenhos.
Como escolher a ferramenta ideal para o seu negócio
A melhor ferramenta sempre será aquela que melhor se encaixar no seu objetivo. Por isso, tenha bem claro qual a sua estratégia para ganhar dinheiro nesse mercado. Você não precisa escolher uma só. Pode trabalhar com quantas plataformas achar necessário, desde que ela esteja alinhada com o seu propósito e faça sentido para você.

Como ganhar dinheiro?

Uma vez que você escolheu um nicho com um número razoável de anunciantes disponíveis, você deve focar na produção de conteúdo relevante e atrativo. O segredo é agregar valor para quem entra no seu site para consumir o que você produziu. Mais do mesmo não tem vez. Procure inovar na sua produção de conteúdo e não ficar na sua zona de conforto.
A internet já está cheia de páginas com conteúdo irrelevante, não seja mais um nesse bolo. Diferencie-se dos outros e procure agregar valor para o seu público.

Credibilidade

O pior erro a ser cometido é transformar o seu site ou blog em um ninho de anúncios infindáveis. Isso vai, com toda certeza, espantar o seu público que você construiu com tanta dedicação e cuidado. A vontade de ganhar dinheiro não pode ser maior do que o comprometimento em entregar algo de qualidade para quem está visitando a sua página.
Isso se chama credibilidade e sem ela você não é ninguém na internet (e em lugar nenhum fora dela também). Sob pena de perder a sua tão suada credibilidade, não deixe de filtrar quem anuncia no seu site.
Faça o exercício: pense bem, se você escolher marcas com a qual você se identifica e que tenham a ver com o assunto sobre o qual você escreve, vai ser muito mais fácil concretizar uma venda, certo? Aí tudo fará sentido e as coisas não ficarão dissociadas umas das outras, produzindo estranhamento no leitor.
A criticidade do público evolui bastante e a tendência é não engolirem uma publicidade mal feita. Aqui, cabe um lembrete importante: o ato da compra vem da confiança que aquele consumidor tem em você, na sua palavra e na sua indicação. Isso tem um valor inestimável, se o teu público te enxerga como uma autoridade no assunto, você deve honrar isso e não pode desperdiçar essa confiança à toa.
O respeito ao público deve vir em primeiro lugar, portanto, não anuncie um produto ou serviço que você não conhece ou nunca tenha provado/testado. Vamos imaginar que o visitante clicou e comprou o produto que você estava anunciando e teve uma má experiência. O que vai ficar para ele é a constatação de que se decepcionou a partir de uma indicação sua. A probabilidade de perder esse leitor é muito grande, portanto não justifica a escolha.

Contextualização

Essa palavrinha é muito importante para quem quer ganhar dinheiro com os Programas de Afiliados. Traduzindo: contextualização é posicionar os anúncios certos nos lugares corretos. Pode parecer preciosismo, mas não é. Esse entendimento faz toda a diferença na experiência do usuário. Por isso, cuidado: algumas plataformas, como o Google AdSense, automatizam a escolha de onde inserir o anúncio.
Já trabalhando com Awin ou com o Lomadee essa decisão de exposição da publicidade fica a cargo do próprio afiliado. Portanto, você tem maior liberdade para definir isso sozinho, então aproveite.

Redes sociais e e-mail marketing

Abuse das redes sociais, já que o público, geralmente, é presença massiva por lá. Se utilizadas do jeito certo, as redes sociais podem fazer você alcançar uma audiência qualificada por meio da segmentação de público que algumas redes possibilitam.
Exemplo: o seu blog pode ter uma página no Facebook e no Instagram e, por intermédio dessas plataformas, gerar um tráfego maior de acessos para seu site ou blog e, assim, aumentar as suas chances de ganhar dinheiro com comissão de vendas e/ou cliques.
Nesse contexto, o e-mail marketing também se mostra como uma boa opção, pois pode ser disparado para uma lista de contatos pré-determinada, que também pode acabar se convertendo em vendas e, consequentemente, em comissão para você. O único cuidado que se tem que ter, nesse caso, é atentar-se ao bom senso no uso do e-mail marketing e o risco de ser cair no limbo do spam.

Trocando em miúdos

Se você não teve tempo ou paciência para ler tudo, eis aqui um resumo de tudo o que falamos até aqui: a questão toda gira em torno da compreensão de que o Programa de Afiliados une o útil ao agradável.
Ou seja, junte os ingredientes principais: pessoas interessadas (segmentadas pelo nicho que acessa a sua página) à venda de produtos de qualidade de empresas que querem ter uma exposição maior. As duas partes saem ganhando: empresas e produtores de conteúdo. Parece óbvio, não é mesmo?
Agora que você já aprendeu os truques e macetes de como ganhar dinheiro com os Programas de Afiliados, já viu que não tem mistério, não é? Basta ser dedicado e ter comprometimento, porém sem nunca se esquecer do respeito com o público. Depois, basta escolher a melhor estratégia, com base nas dicas desse artigo (destacamos aqui as principais plataformas do mercado e as diferenças entre elas) e ir em busca da sua independência financeira.
É um caminho onde você precisará ser persistente e ter consistência na sua estratégia de divulgação, mas que traz resultados compensadores. Boa sorte!
Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir nossas demais publicações.

Post anterior
14 práticas para atingir os melhores resultados com o email marketing
emails automatizados
Próximo post
18 emails automatizados que você poderia estar enviando para seus clientes

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!