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Regra #10: medir para conquistar

Nas últimas semanas aprendemos muito sobre as 10 regras de ouro para o email marketing. Algumas dicas parecem óbvias, outras nem tanto. Mas todas são fundamentais para que as suas campanhas alcancem o sucesso que você deseja: mande suas mensagens para as pessoas certas e na hora certa, seja persuasivo na medida certa, crie uma linha de assunto atrativa, use o programa adequado, não se esqueça do mobile, higienize a base de contatos com frequência e tome cuidado para não parecer um spammer. Para finalizar a série de artigos, hoje vamos falar de algo fundamental para avaliar o sucesso das suas campanhas e planejar as próximas: as métricas.

Com uma ferramenta de email marketing como o Nitronews você pode avaliar a reação do seu público a cada detalhe da sua peça, e entender o que funciona ou não com a sua audiência. A partir dos relatórios, você pode também identificar as preferências de cada usuário, e assim melhorar a segmentação das suas campanhas futuras.

Para que você também possa entender o seu público melhor, fique de olho nas principais métricas usadas em campanhas de email marketing:

CTR – O CTR é, sem dúvidas, a métrica mais utilizada por profissionais para avaliar suas campanhas de email marketing. O CTR é, basicamente, o número de pessoas que clicaram nos links da sua peça de email marketing. Para sermos mais exatos, é o número de pessoas que clicaram nos links após a abertura do email. Através desse número você pode avaliar a eficácia do posicionamento, cor e texto dos seus botões de call to action, por exemplo.

Taxa de abertura – É o número de pessoas que abriram o seu email. Com essa métrica você pode determinar quais linhas de assunto foram mais chamativas para o seu público, e também avaliar os dias e horários em que suas mensagens foram enviadas.

Taxa de conversão – A taxa de conversão é aquela que determina o número de pessoas que efetivamente realizaram a ação que você desejava quando enviou o email: efetuaram uma compra, se cadastraram, baixaram um ebook, etc. Com ela você pode avaliar todos os aspectos de seu email marketing e, mais ainda, o apelo do seu produto ou serviço junto ao público-alvo.

Taxa de rejeição – Não é um número fácil de ser encarado, mas é fundamental para o sucesso das suas próximas campanhas: a taxa de rejeição mostra o número de emails que foram rejeitados pelo servidor de email. Alguns podem ter sido rejeitados temporariamente, por causa de uma caixa de entrada cheia por exemplo, e outros de maneira permanente, como no caso de emails inexistentes. É fundamental que você faça a higienização da sua lista de contatos periodicamente para se certificar de não ter muitos emails rejeitados a cada envio, pois isso pode prejudicar a reputação das suas campanhas futuras.

Para finalizar, também acompanhe a influência indireta das suas campanhas de email marketing nas vendas da sua empresa. Muitas vezes o cliente não pode realizar uma compra na hora, mas fica ciente da sua oferta e volta para fechar o negócio em outro momento. Acompanhe os seus relatórios de venda e compare-os com os disparos realizados na mesma época.

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