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Pós-venda: o jogo não acaba quando termina

Nas últimas semanas, conversamos aqui sobre táticas para criar um email marketing altamente voltado para a conversão – com a ajuda de conteúdo de qualidade, através de ebooks e webinars, e de landing pages. O conteúdo de qualidade é rei nessa estratégia, pois através dele você não apenas conquista consumidores, mas sim seguidores. Seguidores atentos, que prestam atenção ao que você diz, efetuam compras, entendem que você é uma autoridade no assunto e recomendam seus produtos e serviços para os amigos.

Por isso, é fundamental que você entenda que seus esforços não acabam quando o cliente efetua a conversão. Mesmo que seu objetivo com a campanha de email marketing sejam vendas imediatas, é importante pensar a longo prazo e entender a importância desses novos seguidores na sua estratégia de comunicação. Ter defensores da sua marca é uma das maiores conquistas, por isso não deixe de dar atenção ao seu consumidor no pós-venda.

Confira algumas dicas de ações no pós-venda que podem fazer a diferença no seu relacionamento com o consumidor. Lembre-se: o jogo não acaba quando termina!

– Mande email de confirmação

Assim que o cliente efetua a conversão que você desejava, começa o pós-venda. A primeira coisa a ser feita é o envio de um email de confirmação da compra, com as informações do produto ou serviço. Não deixe de ser claro e informativo nesse email, e insira dados como a data de entrega, preço, garantia, assistência técnica, enfim: tudo que o seu cliente possa vir a precisar no futuro. Seja útil.

– Mantenha o cliente informado sobre a compra

O pagamento foi confirmado? Envie email. O produto foi enviado para a transportadora? Envie email. Saiu para a entrega? Envie email. O seu cliente provavelmente está ansioso para receber o produto, e cada comunicação da sua empresa o deixará mais tranquilo (e com muito mais confiança em sua marca).

– Não deixe de criar conteúdo de qualidade

Não é porque o consumidor efetuou a compra que ele não pode fazer outra aquisição, ou indicar o seu produto para outras pessoas. Por isso, não interrompa o trabalho da criação de conteúdo de qualidade só porque fez a conversão. Mantenha o usuário em contato constante com sua marca.

– Peça indicações

Uma das ferramentas de marketing mais poderosas é o boca a boca. As pessoas tendem a confiar muito mais em clientes satisfeitos do que em propagandas, por isso peça que o cliente indique seu produto ou serviço para seus contatos. Você pode oferecer recompensas por isso, e enviar links diretos para as redes sociais para tornar esse compartilhamento mais simples e rápido.

– Atualize o cliente sobre o produto ou serviço que adquiriu

Seja útil e informe seu cliente sobre o produto ou serviço que ele adquiriu no pós-venda. Envie emails falando sobre atualizações, crie tutoriais ensinando-o a usar melhor seu produto ou serviço, envie infográficos e outras informações úteis sobre o produto.

– Seja legal em datas especiais

Quem não gosta de receber votos de feliz aniversário? Um cartão de Natal? Aproveite as informações de seu cliente para entrar em contato em datas especiais, onde você inclusive pode oferecer vantagens para que ele possa efetuar uma nova compra.

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