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Email: canal à prova de futuro

Hoje vamos continuar com nosso exercício de futurologia para adiantar algumas tendências do email marketing para os próximos anos. E sim, haverá email marketing nos próximos anos. Muitos “especialistas” previram a morte do email ao longo da última década, mas a ferramenta segue firme e forte como uma das principais formas de comunicação – e também de divulgação da sua empresa.

Ao contrário de redes sociais, que tem seu auge e declínio, o email continua sendo a forma mais buscada na hora de enviar mensagens privadas e segmentadas. Se você trabalha com marketing há algum tempo, certamente acompanhou a ascensão e queda do Orkut, MSN, Twitter e Snapchat, entre outras, enquanto o email continua sendo certeiro como forma de comunicação e divulgação. Basta enviar a mensagem certa para a pessoa certa.

Para provar que o email é um canal à prova de futuro, o Litmus realizou uma pesquisa entre usuários para determinar quais canais eles acham que vão usar mais daqui a 10 anos. O email ficou em primeiro lugar, com 70%, enquanto outros canais como Facebook (67.6%), TV a cabo (67.4%) e Twitter (60.2%) inspiram menos confiança nos consumidores. A título de curiosidade: o meio de comunicação que os consumidores acham menos provável que exista em 10 anos é a linha de telefone fixa.

E um dos segredos para a longevidade do email marketing será, sem dúvidas, a integração com outras redes. E é essa a previsão de Jill LeMaire Redo, vice-presidente de estratégias digitais da Epsilon.

O futuro é da comunicação digital integrada

Segundo Jill, a grande aposta dela para o marketing do futuro é a integração entre diversas plataformas. Ela acredita que em 2020 o email seguirá sendo uma grande ancora, uma base que permita fácil acesso a ações em outros canais (e vice-versa).

Jill também acredita que nos próximos anos será ainda mais fácil mapear as ações dos usuários, e que isso permitirá que as empresas e profissionais de marketing decidam com mais agilidade quais são os melhores canais para impactar cada consumidor. Será mais fácil prever as preferências de cada um e, dessa maneira, entregar uma experiência ainda mais personalizada.

Segundo a especialista, a tendência é de que os consumidores sejam impactados com maior rapidez, o que vai tornar as mensagens de email marketing mais curtas e diretas. Por exemplo, se o consumidor usar uma ferramenta de pesquisa em seu smartphone para pesquisar um restaurante, um email marketing respondendo a essa demanda será disparado imediatamente.

Dessa maneira, os profissionais de marketing perdem o tempo para planejar e criar campanhas elaboradas, mas serão capazes de atender as necessidades dos usuários de maneira imediata, aumentando assim a probabilidade de conversão.

As ações em diversas plataformas serão analisadas, o que permitirá que os profissionais de marketing tenham muitas informações uteis para construir a campanha perfeita para cada consumidor. E a integração entre os canais fará com que o usuário não tenha muita escolha, a não ser conferir o que temos a dizer a ele.

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